terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Transformando uma Porta em Mesa

Uma dica super legal é o reaproveitamento de peças antigas de madeira! Aquelas que estão esquecidas, guardadas na garagem, sem uso, na fila do descarte! Sejam elas móveis, portas, janelas, ou qualquer outro objeto que permita sua criatividade trabalhar!!

Hoje veremos como fazer uma mesa com uma porta antiga, e assim você poderá dar mais estilo à sua sala.



Materiais:
1 porta antiga
4 pés para a mesa torneados (você pode mandar fazer, ou pode reaproveitar de uma mesa antiga)
Lixa grossa
Lixa fina
Pintura ou verniz
Pincel
Pregos e martelo

Passo-a-passo:
O primeiro é conseguir a porta e os pés. No caso dos pés, podem ser de alguma cama antiga o de alguma mesa. Você terá que lixar bem toda a madeira; primeiro com a lixa grossa e depois com a lixa fina. Uma vez que tiver a madeira bem lixada, passe nela um paninho molhado para tirar a poeira.






Agora é tempo de encaixar as peças. Para isso ajeite os pés nos quatro extremos da mesa para depois fixá-las com pregos e martelo. Se você não leva muito jeito com as ferramentas, peça ajuda para alguém que tenha. Uma vez feito isto, já pode pintar sua mesa.

Como é de imaginar, você pode escolher uma cor que combine com a sala onde você irá colocar a mesa. Pode escolher entre pintá-la de uma cor lisa, como neste caso o verde, ou passar um verniz, com ou sem brilho.

Obs.: No exemplo mostrado acima perceba que é mantida a maçaneta, você pode optar por retirar a maçaneta assim como dobradiças, pregos entre outras coisas que possam interferir na estética final.
Pode optar também em mandar fazer um tampo de vidro nas medidas da porta para facilitar o uso e a limpeza!
Você pode aplicar essa técnica em janelas antigas, eu estou trabalhando em uma que foi retirada na demolição de uma igreja, quando ficar pronta posto aqui pra vocês darem uma olhada!


Segue o link de um vídeo do Marcelo Rosenbaum do Caldeirão do Huck, vale a pena conferir!!





Beijos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário