domingo, 9 de janeiro de 2011

Decorando no Estilo Country!




Com um espírito e elementos decorativos muito próprios, o estilo Country é um regresso às origens onde se destaca móveis gastos pelo tempo, mas desfrutados com muito carinho; tecidos com padrões diversificados que podem ser dispostos simultaneamente compondo um ambiente muito aconchegante.




Tradicionalmente, o estilo Country é associado a antigas casas de campo e, embora seja esse o seu habitat natural, a verdade é que hoje este tipo de decoração pode ser recriado em qualquer tipo de habitação. Grande parte do charme desse estilo é a ideia de ter peças muito distintas, com personalidades e histórias muito próprias, que podem ser passadas de geração em geração simplesmente porque, quanto mais velhas melhor.
O espírito rústico ou country está presente no mobiliário antigo e rural, onde o tempo passado é evidenciado por marcas profundas e gastas.







 As camas são normalmente menores e estreitas mas, em contrapartida, os guarda-roupas, comodas, baús e mesas são de dimensões maiores. Os sofás são imponentes, confortáveis e cobertos de almofadas e mantas de retalhos, sendo também comum a presença de cadeiras de balanço.
A madeira (o pinho é o mais utilizado) e o ferro são os materiais eleitos em termos de mobília e estes podem ser deixados no seu estado mais puro ou pintados.
A imperfeição é vista como algo muito belo e na maioria das vezes as diferentes peças de mobília existentes num só espaço não combinam entre si.

As paredes são muitas vezes intocadas, ou seja, revelam o seu aspecto natural, quer seja pedra, tijolo, tinta descascada ou papel de parede gasto. Também é habitual ver as paredes forradas de madeira natural ou então pintada em tons claros. Para quem prefere um visual mais “arrumado”, as paredes podem ser simplesmente pintadas de branco.


As vigas da casa são, não raras vezes, propositadamente deixadas à vista, quer no chão, quer no teto. 
O assoalho de madeira representa um chão country muito típico, sendo que este pode também ser pintado numa cor suave.
Em termos de tapetes, o destaque vai para os modelos simples em algodão ou então para as esteiras naturais, em sargaço ou fibra de coco.








As cores usadas no estilo country são habitualmente compostas pelo branco-sujo, os tons terra ou tonalidades pastel muito claras.
Elas surgem através dos tecidos, muitos deles vintage, onde não faltam os quadrados, florais, listrados, e, claro, as colchas patchwork, o algodão e a chita. A essência do estilo country está na mistura entre esta variedade de padrões.

As janelas pedem cortinas leves, simples e esvoaçantes, em tons claros ou então muito discretos.
Nas paredes é habitual ver pendurados espelhos antigos e até “picados” pelo tempo, mas também quadros ou litografias envelhecidas, apliques de parede em forma de iluminação ou candelabros.
As flores do campo, em arranjos florais despretensiosos e completamente naturais são muito vistas nos espaços rústicos.
Em termos de organização, privilegia-se o aspecto de “tudo à vista”, ou seja, as prateleiras são maioritariamente abertas; e é habitual ter cabides de parede espalhados por toda a casa, onde tudo fica pendurado à mostra, como antigamente.







Particularmente sou apaixonada por este tipo de decoração! Espero que gostem, estarei preparando alguns P.A.P. de peças decorativas do estilo Country.

Beijos no coração!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário